Passadas as eleições municipais, agora é a vez das estaduais e nacional

12 de fevereiro de 2021

As Câmaras de vereadores sempre foram as escolhidas para testes. Aqueles que modificam a Lei Eleitoral, no caso os deputados federais, jamais fazem mudanças quando nas eleições em que eles estarão na disputa. Sempre as mudanças ocorrem nas eleições municipais. Vereadores são as cobaias das novas regras criadas. Se der certo, continua valendo para as eleições estaduais e federal, se não for satisfatório o resultado, volta o que era no passado!

PARTIDOS

Os partidos políticos na sua maioria, tiveram dificuldades para lançamento de candidaturas com chapas completas para vereadores nas eleições do ano passado. Mesmo assim, em muitos municípios a quantidade de candidatos foi superior há eleições anteriores. Partidos considerados nanicos, conseguiram cravar nomes para cargos eletivos. Mas, muitos não conseguiram o intento.

DEPUTADOS

Para as Assembleias Legislativas e Câmara dos Deputados, caso não voltar as regras antigas em que a coligação na proporcional garantiria eleições de muitos, teremos uma eleição no próximo ano, meio que assustadora. Não só pela quantidade de candidatos que teremos, mas também pela dificuldade de partidos construírem chapa completa para conquistar cadeiras nos legislativos. Seja nos estaduais ou federal.

CIRANDA PARTIDÁRIA

Caso seja mantida a não coligação nas eleições proporcionais conforme comentam nos bastidores, a ciranda partidária para as eleições de 2022 para deputados, será grande.

QUANDO MARÇO CHEGAR

Corre rumores nos bastidores da política paranaense de que muitas das siglas com representatividades na Assembleia Legislativa, perderão nomes para outras de menor expressão partidária, ou até mesmo para siglas maiores. Com isso, alguns de nossos deputados estaduais com cargos eletivos no momento, estudam a possibilidade de mudanças quando Março de 2022 chegar.

MÁRCIO PACHECO

O deputado Márcio Pacheco (PDT ainda), é um dos que mudará de sigla. No entanto, não precisará esperar até Março de 2022, pois seu antigo partido da qual foi eleito, o PPL não conseguiu clausula de barreira, por isso a sua desfiliação do PDT, não implicará na Lei de fidelidade partidária, podendo migrar antes de Março para qualquer outra sigla. Republicanos, PSD e PODEMOS, poderá contar, ou não, com a filiação de Pacheco.

MARCEL MICHELETTO

O deputado estadual da região Oeste do Paraná Marcel Micheletto (PL), no momento exercendo a função de secretário Estadual da Administração e da Previdência, é outro nome que deverá mudar de sigla. Segundo fontes da capital do Estado, Micheletto deve migrar para o PSD do governador Ratinho Júnior.

SUCO CANDIDATO

O ex-presidente interino da Fundação de Esportes e Cultura de Cascavel, Alexandre Guerino (SUCO) é nome certo para disputar candidatura a deputado estadual pelo PSD. Suco tem reduto eleitoral no Oeste do Paraná e no momento exerce função de Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná.

FUI !!!

“Ser livre é primeiramente conquistar suas próprias asas, para depois saber a hora certa de levantar voo”. Autoria – Railane fraga

Compartilhe